Ecologia:  A esperança do verde

 Bernardo Santos

 

      Temos a sorte de vivermos em um planeta, onde se desenvolveu o mundo animal dentro da mais densa floresta; mas, o homem enfrenta tudo com muita coragem e disposição, e, sendo assim, há milhares de anos vem desafiando a natureza para dominá-la e transformá-la com um único objetivo; ou seja, melhorar suas condições de vida na Terra. No Brasil, aparentemente, se possui reservas inesgotáveis. O volume de águas dos rios são os maiores do mundo, florestas consideradas pulmões da Terra, minerais de todos os tipos, uma fauna rica em espécies, a costa marítima é uma das maiores, enfim, um país de traços ecológicos. Contudo, as grandes companhias têm sido as causadoras da alta porcentagem de perigo a estes animais, despejando milhões de litros de poluentes ao meio ambiente, onde toneladas de peixes e mais de quinhentas espécies de pássaros e animais residem e acabam por si ao encontro envenenado da morte.

     Como se sabe, nem sempre são pessoas físicas ou da classe baixa e nem de poucos recursos, que se constituem em grupos de predadores. Mas parece que pouco importa para a maioria a conservação de um palco, se este não é de grande importância para a vida do homem, e sim, o fato de obrigar coelhos e macacos a fumarem até morrerem de câncer pulmonar, uma onda que passa dia a dia por cima de nossas cabeças; diferentes formas de torturas.

     O preço do conhecimento não precisava envolver tais crueldades, pois a conscientização dos problemas ambientais é de ordem política. A meta é um desenvolvimento socioeconômico sem degradação ambiental, e, para isso, é importante a união de todos, para que no amanhã a esperança do futuro verde não seja tomada pela cor amarela dos dias de hoje.

 

Publicado no Noticiário Ecológico do Jornal Futuro Verde, 1982

Futuro Verde: Por uma melhor qualidade de vida

 
 
 

© 2010/18 - Bernardo Santos - Todos os direitos reservados

Lay-out e Hospedagem: Uol Host

Imagens de Abertura das Páginas: Licença Royalt-Free

Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação



  Site Map