Notícias 2016

                    Seis anos de vida

                                 

     Seis anos se passaram. Com muita insistência e dificuldade o site www. bernardosantos.com.br continua na árdua batalha de difundir a poesia. Houve momentos, principalmente neste ano de 2016, em que a acentuada crise econômica atingiu a todos, deixando as emoções e sentimentos à flor da pele, em que o medo e a incerteza tomaram conta dos seres humanos e a poesia ficou renegada a um plano bem mais distante. Sim, fraquejei também. Pensei em desistir; mas ao olhar para o comando “bloquear” ou “cancelar” site perdi a coragem de clicar neles, e mais uma vez, fui derrotado pela força da perseverança e decidi continuar. O ano ainda não acabou, mas o domínio foi renovado e espero poder sobreviver agora à crise dos sete anos, como dizem na linguagem popular; pois se passar por ela, será sinal de que irei seguir em frente.

     As visitas este ano foram mais tímidas: 804. Aproximadamente cerca de 80 ao mês, lideradas pela cidade de São Paulo, seguidas por Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Do nascimento até hoje, totalizam 10.881. (Dados do Uol Estatísticas).

     Agradeço a  todos  os  leitores,  amigos  e  colaboradores  e   aproveito  a oportunidade  de  fazer  um  pequeno  pedido:  Não  desistam  de  cultivar    a poesia. O mundo ainda precisa dela para suavizar as asperezas.

     Parabéns ao site, ao esforço e a participação de todos que por aqui passaram. Até o próximo aniversário.

 

Bernardo Santos


                 AMIGOS DO LIVRO COMPLETA 15 ANOS

  

(Divulgação)

Notícias 2015

Site completa 5 anos em favor da poesia

                                 

      O Site completou 5 anos de vida. O tempo passa rápido e muitas vezes foram cometidas falhas por estar ocupado, vivendo momentos e atividades necessárias que prejudicam uma total dedicação e, até mesmo esquecendo que isso pode acarretar em um futuro de incertezas. Mas, por mais penoso que seja dedicar parte do tempo à cultura e, principalmente à literatura, num país onde o hábito de ler é restrito, em que a poesia está  perdendo forças, em que poetas se encontram desanimados; mesmo que o objetivo não tenha sido alcançado com toda plenitude desejada; quando se conquista alguns poucos leitores, admiradores de seu trabalho, pode se dizer que valeu a pena.

     Assim, mesmo com dificuldades, continuo a insistir em não parar e manter acessa a chama da esperança, de que um dia, o Site tenha mais leitores, seguidores e curtidores. Pretendo adquirir mais sabedoria, buscar caminhos novos, lutar por mais ideais, e seguir construindo as páginas eletrônicas e virtuais desta difícil arte que é cultivar a poesia; mas confesso, que não está sendo fácil.

     Ao longo destes anos, foram realizadas 10.026 visitas, uma média de 167 ao mês e 5 ao dia. Não é muito, mas tive o prazer de ser lido em muitas cidades deste grandioso Brasil, até mesmo em alguns locais internacionais, o que prova que a literatura vai longe, sem barreiras ou limite.

     Agradeço a todos os incentivadores, e se ainda o www.bernardosantos continua ativo é porque vocês merecem.

     Obrigado por comemorarem comigo.

     Bernardo Santos            

 


Notícias 2014

4 anos de vida!

 

O site comemora seu quarto aniversário e está mantendo-se. O número de visitantes não cresceu muito. Os leitores, na maioria, são os habituais e alguns novatos. Para o próximo ano haverá novos investimentos e busca por mais acessos. Uma reformulação já está prevista.

O mês recordista foi o de Março, com 367 visitas. A média ficou em 249 com um total de 2.992. As cidades que mais contribuíram foram: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

No âmbito internacional, os EUA lideraram. As cidades que mais se registraram foram: Moutain View (EUA), Aveiro (PT) e Toronto (Can).

As páginas mais lidas: Notícias, Seleção Nota 10 e Cristais. Buscas pelo Google através das palavras  bernardo, santos e cristais.

Bernardo Santos agradece a todos os internautas, leitores, colaboradores, amigos e familiares e espera poder contar com a participação de cada um rumo ao quinto ano. Obrigado! 




Notícias  2013

   3 anos de vida com sucesso 
 
  

     Este mês é o aniversário do site. Em seu terceiro ano de vida a comemoração não poderia ser melhor. Com crescimento de 18,7% em relação ao ano passado, com 2.122 visitas às suas páginas, onde o mês de abril liderou com 238 visitações, totalizando 5.280 ao longo de sua existência.

    Os três países que representaram os acessos internacionais foram nesta ordem: Estados Unidos, Canadá e França.

      O Brasil lidera o ranking de cliques e as cidades que mais curtiram o site este ano estão classificadas conforme a tabela abaixo:


Mês

1 Lugar

2 Lugar

3 Lugar

Jan

Belo Horizonte

São Paulo

Rio de Janeiro

Fev

Belo Horizonte

São Paulo

Rio de Janeiro

Mar

São Paulo

Rio de Janeiro

Belo Horizonte

Abr

Belo Horizonte

São José dos Campos (SP)

São Paulo

Mai

Belo Horizonte

São Paulo

Campo Belo (MG)

Jun

São Paulo

Rio de Janeiro

Brasília

Jul

São Paulo

Rio de Janeiro

São Bernardo do Campo (SP)

Ago

São Paulo

Belo Horizonte

Santos

Set

São Paulo

Betim (MG)

Uberlândia (MG)

Out

São Paulo

Belo Horizonte

Jacareí (SP)

      Mas neste aniversário, quem ganha o presente é o leitor. Os três primeiros que acessar a página Visitantes do site e deixar um Parabéns com um breve comentário sobre esta notícia vai receber um exemplar do livro do 1° Prêmio SFX de Literatura – 2013.

     Então o que você está esperando? Acesse já!


   PRÊMIO CULTURAL  ARTHUR RIMBAUD

(Clique na imagem abaixo para ver a lista completa dos ganhadores)

 

     Embora tenha parado de escrever aos 21 anos, Arthur Rimbaud (1854-1891) foi uma das vozes poéticas mais talentosas já vistas, e sua pequena obra influenciou os maiores escritores do século 19 e 20. É visceral relato em prosa poética do homem perscrutando as suas profundezas e origens. De uma riqueza imagética sem precedentes na literatura, seus textos visitam sonhos e terras distantes, desejo da solidão e sede de conhecimento, o passado ancestral e a busca pelo desconhecido. Deles emerge o homem rebelde e aventureiro, vivendo, a própria vida imitável.                                                                                                                                                                                                                          Henry Miller

 

     O Concurso Literário promovido pela Academia Alquimia das Letras e organizado pelo poeta Carlos Vanilla selecionou de um total de 2000 mini-poemas, 41 poesias, que farão parte do livro “A Alquimia do Verbo”, do qual Bernardo Santos foi classificado com a poesia Composição melódica.


        I Prêmio Valeparaibano de Literatura divulga vencedores

 

      O Instituto de Estudos Valeparaibanos, o Jornal O Lince e a União Brasileira de Escritores - região Vale do Paraíba tem a grata satisfação de informar que o poema "Saudade de São Luiz", de Bernardo Santos foi classificado em Terceiro Lugar na categoria nacional poesia do I Prêmio Valeparaibano de Literatura. A premiação acontecerá no dia 25 de julho, a partir das 19h30min, no Umuarama Clube, em Aparecida do Norte – SP.

     Lançado no final de 2012 como parte da programação do XXVII Simpósio de História do Vale do Paraíba - evento que tem o foco voltado para as Relações entre a Literatura e a História na Região -, que acontece entre os dias 22 a 27 de Julho, com atividades de conferências, palestras, mesas-redondas, exposições, vídeo-documentários, comunicações acadêmicas, apresentações artísticas e, é claro, lançamento de livros.

     O certame literário; nas modalidades crônicas, contos e poesias, categorias regional e nacional, foi coroado de êxito. O tema “Acontece(u) no Vale do Paraíba”, embora circunscrito à região, não limitou a imaginação e a participação de escritores de várias regiões do país. Ao todo, quarenta cidades de nove estados da federação foram representadas por escritores e escritoras de diferentes idades, dos mais variados estilos, experientes ou não; todos portando uma história a ser contada em verso ou em prosa, fazendo da literatura um instrumento da história e vice-versa.

     Além de vinte cidades paulistas, também participam representantes de municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia e Paraná.

   Para ver a lista completa com os autores premiados nas distintas modalidades e categorias, clique na imagem abaixo:

      



9° Belo Poético – Encontro Nacional de Poesia - 2013

 

     O Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte - MG, inspirado no Psiu Poético - Salão Nacional de Poesia de Montes Claros - MG, criado em 2005 pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo, que neste ano está em sua nona edição será realizado de 26 a 28 de Julho no Teatro da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, com inscrições abertas até o dia 20.

     O evento, com o tema: “A poética que reconstrói o amor nas relações”, dedicado á memória da poeta Maria Clara Segóbia, tem programação destinada a poetas de Belo Horizonte, de outras cidades, de outros estados, até mesmo de outros países e para o público que aprecia uma boa poesia.

     Entre as apresentações, haverá palestra com o psicólogo Emerson Pedersoli (MG), show com poemas da poetisa portuguesa Florbela Espanca, musicados pelo músico\compositor Marcos Assunção (RJ) e troca de ideias sobre um calendário anual de eventos, com os poetas Ricardo Bezerra (PB) e Clério José Borges (ES), microfone aberto para declamações de poesias de poetas participantes, lançamento da Antologia Poetas En/Cena 7 e Livros de autores convidados. Bernardo Santos estará presente prestigiando o encontro.



   “Vem pra Rua, vem!”

                            

     “A rua é do povo! E o Brasil é nosso! Milhares estão marchando pelo país. Os políticos observam com medo e espanto. Eles não entendem que há um novo Brasil surgindo. Um Brasil que é nosso e somos nós que vamos decidir o que fazer com ele.

      O preço do ônibus pode subir sem diálogo com a população? Talvez no passado, agora não pode mais -- nesse momento os governadores e prefeitos de várias cidades do país estão anunciando em coletivas de imprensa a redução das tarifas . A polícia pode abusar da sua força para reprimir protestos pacíficos e sair impune? Não, se não permitirmos - balas de borracha são mais fracas do que a voz do povo. Nós, brasileiros, agora decidimos virar o jogo: somos nós, cidadãos, que decidiremos o que os políticos e as instituições públicas farão e não o contrário. Essa é a nova democracia que nasceu do povo para o povo”.
                                    

      Precisamos sim, de mais responsabilidade governamental, de melhores investimentos na saúde para que a população possa ter qualidade de vida; na educação, para que com conhecimento, aprendizado e cultura possa haver uma competição mais saudável nos diversos segmentos profissionais e conquista de melhores salários; na segurança, para que se diminua o medo do cidadão. Claro que não vamos deixar o esporte de fora, ele também é importante, mas que não sirva para encher o bolso apenas de uma pequena minoria, mas que sirva também para ajudar os mais carentes e necessitados. Precisamos de Livros mais baratos, e que eles não sejam objetos apenas obrigatórios para trabalhos escolares e vestibulares, mas que proporcionem entretenimento através da literatura e aperfeiçoe o gosto pela leitura.

      Chega de impostos sem finalidade, chega de blá-blá-blá, queremos respostas e soluções!

     Esse é o Brasil, de um povo heroico. O brado é nosso!

    Vem pra rua, mas vem em paz, sem vandalismo. Proteste, mas não destrua. Lembre-se; o patrimônio é de todos, a cidade é sua!

Bernardo Santos
     

                              1° Prêmio SFX de Literatura 2013                                                                      

 

            A poesia Elegia a alergia de Bernardo Santos foi selecionada entre os 15 ganhadores da categoria Poesia e vão fazer parte do livro que será editado com os finalistas da categoria Contos.

            A realização deste concurso foi de iniciativa da JAC Editora que contou com o apóio das Academias de Letras das cidades de Lorena e Jacareí e do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) e de membros da Academia de Letras de São José dos Campos, cidades estas do Estado de São Paulo.

            Esta primeira edição contou com a inscrição de mais de 200 trabalhos de 46 autores de 13 estados brasileiros. A entrega do prêmio e o lançamento do livro estão programados para o dia 15 de junho de 2013, durante a realização do Festival da Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos. O festival está em sua sexta edição e é um evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos campos.



Antologias de Valdeck Almeida participam de festa literária na Suíça

 

        Valdeck Almeida de Jesus participará e representará autores brasileiros no 27º Salão do Livro e Imprensa de Genebra (Suíça) e vai lançar, no estande D 426, do Varal do Brasil, dentre outros, os livros "Abre a Boca, Calabar" (Capa: Carlos Conrado Spykezem) e "Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2012", com capa de Nilda Lima Graeser. O Salão do Livro acontece no Palexpo, de 1º a 5 de maio de 2013, das 9 às 19 horas, e reúne literatura e imprensa do mundo inteiro. O convite foi feito pela escritora Jacqueline Aisenman, que participa da feira pela segunda vez com um estande da Editora Varal do Brasil. Jacqueline é brasileira e mora em Genebra há mais de vinte anos, sempre envolvida com cultura e literatura. Além de expositora, ela também promove a revista eletrônica Varal do Brasil - literário sem frescura!, que divulga milhares de escritores.

     A nova edição do livro "Abre a Boca, Calabar" (Pimenta Malagueta Editora), resultado do concurso literário realizado pela Biblioteca Comunitária do Calabar, foi lançada em 2012 na sede da instituição, em Salvador-BA. A publicação recebeu apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), por meio do edital Calendário das Artes. A obra prestigia jovens do bairro Calabar e reúne os 50 autores que participaram das edições anteriores.

     Já o Prêmio Valdeck Almeida de Jesus 2012 traz poemas, contos e crônicas de 122 autores do Brasil, Japão, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal. O projeto tem apoio do Plano Nacional do Livro e Leitura e da União Brasileira de Escritores-UBE. O conto intitulado “Erva amarga” de Bernardo Santos faz parte deste livro. 



Prêmio Literário Valdeck Almeidade Jesus 2012

Resultado Final
    

Os dez melhores de 2012:

 
1º - Vai, Carlos, vai ser Drummond na vida (Ana Claudia de Souza de Oliveira)
 
2º - Memórias póstumas de Quincas Borba (Edweine Loureiro)
 
3º - Vida dura (Éber Sander)
 
4º - Um desconhecido no canto da sala (Simone Pessoa)
 
5º - Um Brasil apaixonado por futebol (Arai Terezinha Borges dos Santos)
 
6º - Monólogo da solidão (Nubia Estela)
 
7º - Lembranças (Renata Paccola)
 
8º - Delírios de um Poeta em Desamor (Rossandro Laurindo)
 

9º - O devorador de livros (Ana Lucas)
 
10º - É assim, Fulano (Flávia Brito)


     Bernardo Santos teve o conto Erva Amarga selecionado para compor a Antologia deste Prêmio, juntamente com outros autores. O livro deverá estar pronto em junho deste ano, quando será decidido o Lançamento oficial.




Notícias 2012

Prêmio Valdeck Almeida de Jesus divulga resultado de 2012

                                    

Os escritores abaixo listados foram selecionados e terão seus textos publicados no livro Prêmio Valdeck Almeida - Edição 2012, que será lançado em junho de 2013. Os primeiros dez colocados serão divulgados em janeiro. 
 

Adail Carvalho de Sales Júnior

A linguagem e a beleza do morto em Mia Couto

Adriana Aparecida de Oliveira Pavani

O que é o amor?
 

Adriana Quezado

Quartel Perpétuo

Alessandro Guiniki Barbosa

Transição (Valdomiro Maria)
 

Alex Frechette

Homenagem a tudo que eu não lembro direito

Aline de Melo

...Abstinência...; ...TRAI-ME...

Amélia Marcionila Raposo da Luz

Certezas; Canção de um tempo
 

Ana Claudia de Souza de Oliveira

Incubus; Vai, Carlos, vai ser Drummond na vida; Essa jaez

Ana Lúcia Polessi

O devorador de livros

Ana Maria de Carvalho

Parlamento de primeira e país de terceira

André Foltran

aquele ser

Anna Cristina Rodrigues de Oliveira Ramos

O corpo e a alma

Antonio Carlos Altheman

Poesia

Antonio Cezar de Souza

O palhaço

Antonio Deodato Marques Leão

Sem tempo para o ensino médio

Arai Terezinha Borges dos Santos

Um Brasil apaixonado por futebol

Augusto Felippe da Silva

Nossa África

Bárbara A. Sanco

Démodé

Beatriz Antonia de Paula Montenegro

Sobre a varanda da tarde

Brenda Gomes da Silva

Uma parada para o humor

Camila Carelli Moscardini

Fita Azul

Carina de Luca

Literatura africana – Uma terra sem descanso

Carlos Henrique Pereira Maia

Desengano

Carolina Aparecida Vargas Hanke

às vezes

Catarina de Freitas Barbosa

Sem título

Clara Elena Saenz Ortega

O diário de Anne Frank

Clarissa Damasceno Melo

O que carrego do mundo

Cláudio de Almeida Hermínio

Tributo a Twain

Cleiton de Oliveira França

O canto triste do uirapuru

Daniela da Cunha

Um sonho

Danilo Souza Pelloso

Monocromático

Dhiogo José Caetano

Veia Poética, a arte está no sangue; Cora Coralina

Diana Camargo

Morada da minha infância

Diego Rodrigues Brandão

CARTA à NOSSA SALVADOR E/OU SOTEROPOLITANOS

Dilma Barrozo Ribeiro Lopes

Quitandeira de Palavras

Dinis Alves Ricardo

Procura em Ti; Fiz-me teu suspeito

Diogo Berni

Sagrada mesmo é a missão de um homem

Domingos Alberto Richieri Nuvolari

Casa simples

Éber Sander

Vida dura

Editt Schimanoski de Jesus

Eu te procurei; O que é poesia?; Minha pátria querida!

Edweine Loureiro da Silva

Haruki Murakami: O escritor-corredor; Zélia, uma paixão“;Mãe África; Poemeto a Castro Alves; Memórias póstumas de Quincas Borba; A confissão de Gregório de Matos ao Padre Antônio Vieira

Emanoel Ferreira da Silva

08 De Março!; Caatinga; A Arte Como Legitimadora De Humanização Frente A Conflituosidade Social Vivente; “Quanto Vale Ou É Por Quilo?”

Emanoela Nardes

Olimpíadas: vergonha e indignação

Érico Brena Santos

Blues da depressão

Ernani Maller

O chapéu

Eulália Cristina Costa e Costa

Patrimônio da Humanidade: São Luís do Maranhão, a Atenas Brasileira

Expedita Gomes de Araújo

O amor de Cler

Fernanda Resende

Medo

Fernando Augusto Bensabat de Lacerda e Melo

E-mail de bom dia XXII

Flávia Assaife Campos de Almeida

Conversando com Deus

Flávia Brito

É assim, Fulano

Francisco José Gomes Correia

Acontece-me; Assim se diz da poesia; Castelo de espuma; Leque de amores; Notícia de última hora; Quo Vadis

Francisco Junior Xavier

Os invisíveis da Sé

Gabriela Andrade Vitor

Luz da aridez

Gicilene Souza Almeida

O amor; Vida Solitária

Gilberto Lopes Reis

Um romance na rua da escola; Perguntei ao espelho

Greice Munhoz da Silva

Problema de coração

Guilherme Henrique Ribeiro Cavalcante de Oliveira

Hora certa de me complicar; Loteria – um sonho milionário

Ilda Maria Costa Brasil

Ah, se eu fosse um pássaro!

Ivaneti Nogueira de Jesus Silveira

Voar...

Jayme Santos

Amar você...

Jean Carlos de Andrade

Mulher Brasileira

Jéssica Damas da Silva

Heresia

José Luiz da Luz

Desabafo

Juraci da Silva Martins

Vivências

Karline da Costa Batista
 

C Poema Abrasileirado; Recital da Goiabeira; Centenário de um Bravo

Kleber do Nascimento Silva

Conta conjunta

Kleberson Marcondes Gonçalves

Os brinquedos de Martha; A menina do raio de sol

Leandro Gabriel da Silva Martins Reis

Flores Eternas

Leinecy Pereira Dorneles

O tempo de ser feliz

Lourdes Neves Cúrcio

O palco da vida

Lucas Expedito Claro Prado

Espermatozóides

Luciana Zacarias

Um retrato baiano: Capitães da Areia (Sem-Pernas)

Marcela Marques Serrano

Pé de Davi; No silêncio da escrita

Marcelo de Oliveira Souza

A Cidade dos Errados

Marcelo Moreira dos Santos

Decreto de Lei: Suicídio Coletivo; Aventura num Estádio de Futebol; Espécies de Visões

Marcos Samuel Costa da Conceição

Universo meu

Maria Angela Manzi da Silva

Quem sou eu?

Maria Apparecida S. Coquemala

Libertação; José Saramago

Maria do Socorro de Melo

Boneca de Pano

Maria Luiza Falcão

Eu Não Consigo

Mariângela Padilha

O Inexplicável complemento da vida!; Inexplicável que te amo

Marne de Oliveira Pimentel

Há uma luz no fim do túnel; Tempo de fachadas

Matheus Costa de Oliveira

Entonação

Mauricio Antonio Veloso Duarte

Um olhar é tudo

Mércia Maria da Silva

Resenha Crítica do Romance Vidas Secas – de Graciliano Ramos – sob a perspectiva de identificar as características do Modernismo presentes na obra

Miguel Maria Tavares Caeiro Vanine Olivares

Ceguei

Moysés Barbosa

Coração Vazio

Nádia da Rocha Ventura

Crônica de um Fygura; Inverno da paixão

Nilda Lima Graeser

Incógnita

Noilson Abreu Benicio dos Santos

Como engravidei

Nubia Estela Strasbach

O fim pra mim; Monólogo da solidão; O melhor ouro

Osmar Santos

A intenção; O milagre da vida

Oswaldo Dourado

Estranha nostalgia

Paulo Roberto da Silva Nunes

Botequim

Rafael Italo Fernandes da Fonseca

Memorial do redivivo

Reginaldo Costa de Albuquerque

Epitáfio ao dia de amanhã

Renata Cirilo

2 Meses

Renata Paccola

Lembranças

Renata Rimet

Primeiro Ato

Roberto Augusto de Piratininga Ferrari

Teu olhar

Roberto Flávio de Souza Acioli

Dos Anjos Augustos

Roberto Leal Fabrício Sanção

A fórmula da felicidade está no sonho; A Criatura e o Evoluído; Procurando Eu dentro de Mim

Roberto Vicente Coelho

O verso do reverso

Robson DiBrito

Africanos lábios de Ana: A galinha

Rosário Bernardo Santos

Erva amarga

Roseli Princhatti Arruda Nuzzi

O mal do século XXI é a solidão; A Luz de Deus; Natureza em chamas; Riobaldo e Diadorim: Uma história de amor ou um conflito de poder?

Rossandro da Silva Laurindo

Delírios de um Poeta em Desamor

Rui Pedro Pinheiro

Dívida

Sandro Ribeiro dos Santos (Sandro Sussuarana)

A Realidade; MUDANÇAS!; A Poesia que se diz Eterna

Sandro Sansão da Silva Costa

Casamento?

Silvio Parise

Nordeste

Simone Pessoa

Doença Crônica; Um desconhecido no canto da sala

Terezinha Santos de Amorim

Copa 2014 no país de Jorge Amado

Thaísa Barbosa da Silva

Deixe-me ser; Somente ela...

Varenka de Fátima Araújo

SEGESTES; O menino Africano

Vera Lúcia Leite

Uma nova aurora virá

Veridiana Mendes

Olho e nada vejo...; Rosas Negras

Victor Hugo Kuroda Feichas

Os garotos do Brasil

Viviana Carolina Mendez Rocha Podlyska

O Macondo de Gabriel García Márquez

Wiliam Velozo Samuel Junior

Relance

Zelito Nunes Magalhães

A cigarra e o poeta


Prêmio Cultural Poesias de Amor


   Olá já concluímos mas um concurso literário o "Prêmio Cultural Poesias de Amor", nós recebemos muitas obras, ao todo que chegaram até a nós foram de 1.776 poesias sendo que no Brasil foram recebidas, isto no período de (seis meses)  1.731. Houve também a participação de outros países como:

Argentina com 10 poesias
Ilha de Santiago 1 poesia
Venezuela 4 poesias
Africa do Sul 15 poesias
Portugal 15 poesias


Chegando-se a conclusão dos trabalhos enviados a Academia Alquimia, para conseguir ter uma essência ao tema pedido, a qual versa sobre o amor, foram selecionados 45 poetas no geral.

 

1° Lugar:

 Eloi Angelos Ghio Cidade: Serra Estado - Espírito Santo

 2° Lugar:

 Sandra Regina Padilha Duran São Joaquim da Barra  - São Paulo

 3° Lugar:

Antonio Cezar de Souza Cidade: Lima Duarte  Estado - Minas Gerais


 "CLASSIFICAÇÃO NA ORDEM ALFABÉTICA"


Alcimar dos Santos Junior

Abilio Tadeu Arruda

Ailson César Lovato

Ana Paula de Oliveira Pinto

Anderson Rodrigues dos Santos

André Felipe Soares Foltran

Anilton Jorge Lopes de Sousa Levy

Antonielda Santos Sousa

Bárbara Adriana Sanco

Carlos Máximo

Célia Regina Rodrigues da Costa

Clarissa Fernandes Peralvo Vergara

Denivaldo Piaia

Dinis Alves Ricardo

Edileuza Bezerra de Lima Longo

Edson Andrade Cabral

Eloisa Rodrigues Porazza

Filomena Novi

Glaucia Regiane Nunes

Ivany da Silva Feliciano

Josafá de Orós

Karina Suelen Nascimento Sanches

Leila Daibs

Lilian Barbosa da Silva

Lucivalter Almeida dos Santos

Marcelo Moreira dos Santos

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Márcio Dison da Silva

Maria Angela Manzi da Silva

Maria Gertrudes Horta Greco

Olmira Daniela Schaun da Cunha

Rafaela Febronio dos Santos

Richard Lorenz

Rita Pires Caos

Roberto Augusto de Piratininga Ferrari

Rodrigo Schiavini

Rosangela Aparecida de Carvalho

Rosário Bernardo Santos

Simão Elane Marques Rangel

Tais Cortez Ferreira

Vânia Rocha Nóbrega

Viviane Schiller Balau



Site completa 2 anos de vida

 

      Este mês, o Site: está completando o seu segundo aniversário. Comemorar com as estatísticas do UolHost abaixo é um orgulho. Isso mostra que, a Literatura on-line tem seu espaço na Internet e que os Leitores e Amigos aprovaram a iniciativa e continuam apoiando este projeto. Obrigado a todos que passaram por aqui e que se dedicaram a ler algum texto ou poesia e que também registrou alguma mensagem de incentivo, crítica e sugestão. A contribuição de cada um faz com que o endereço eletrônico cresça, amadureça e continue. Aperfeiçoar é o objetivo, não desistir é a meta.

          Os Brasileiros dos estados do AC (Rio Branco); AM (Manaus e Manacapuru); AL (Maceió); BA (Caetité, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Itapira e Salvador); CE (Fortaleza); ES ( Afonso Cláudio, Anchieta, Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marataízes, Serra, Vila Velha e Vitória); GO (Goiânia e Goiás); MG (Além Paraíba, Belo Horizonte, Belo oriente, Betim, Cambuquira, Campo Belo, Carmo da Cachoeira, Contagem, Esmeraldas, Governador Valadares, Ibirité, Igarapé, Inhapim, Itambacuri, Itaúna, Juiz de Fora, Lambari, Lagoa da Prata, Montes Claros, Mutum, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Passa Quatro, Patos de Minas, Santa Luzia, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano); MS (Campo Grande e Três Lagoas); PA (Ananindeva e Belém); PE (Cajazeiras, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, Teixeira e Vitória de Santo Antão); PI (Teresina); PB (Bayeux, Campina Grande e João Pessoa); PR (Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaira, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Toledo);  RJ (Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belforde Roxo, Campos dos Goitacazes, Duque de Caxias, Macaé, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Nilópolis, Niterói, Petrópolis, São João do Meriti e Valência); RN (Natal);  RS (Cachoeirinha, Canoas, Farroupilha, Gravataí, Muri, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Salgado Filho, São José, São Leopoldo, Sapiranga e Taguará); SE (Aracajú e Japoatã); SC (Blumenau, Camboriú, Joinville, Florianópolis, Timbó e Xaxim);  SP (Americana, Araçatuba, Araras, Araraquara, Atibaia, Barueri, Bauru, Barretos, Bebedouro, Bragança Paulista, Brodowski, Catanduva, Campinas, Cerquilho, Cubatão, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Hortolândia, Ibaté, Indaiatuba, Iperó, Itapevi, Jaboticabal, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Louveira, Mairiporã, Marília, Mauá, Moji das Cruzes, Nova Odessa, Nova Europa, Osasco, Oswaldo Cruz, Paulínia, Piracicaba, Pirassununga, Pitangueiras, Porto Feliz, Praia Grande, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Salto, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Sebastião, São Vicente, Sorocaba, Sumaré, Taquaritinga, Taubaté, Tremembé, Valinhos e Várzea Paulista); e do Distrito Federal (Brasília e Taguatinga), deram seu click por aqui.

     Em algum momento cidades dos países da Alemanha (Laupheinr, Munster e Wuppertal); da Argentina (Managua); da Austrália (Perth); do Canadá (Hamilton, Minissanga, Montreal, Thopmhill, Toronto e Woodstock); do Chile (Santiago do Chile); da China (Hong Kong); dos EUA (Alpharetta, Antelope, Bellevue, Brooklyn, Columbus, Denver, Itarca, Los Angeles, Hanover, Herndon, Moutain View, North Hollywod, Palo Alto, Pendleton, Piscataway, Portersville, Provo, Redmond, Salt lake City, San Antonio, San Bruno, Seattle, Soulth el Monte, Scranton, Stockton, Sunnyvale e Tucson); do Egito (Cairo); dos Emirados Árabes (Dubai); da Espanha (Málaga); da Federação Russa (Moscow e Mytishchi); das Filipinas (Naga); das Honduras (Tegussigalpa); da Itália (Arezzo, Bergamo, Buti e Millan); da Índia (Chennai e Hyderabad); de Israel (tel Aviv); do México (Cancun e Cidade do México); da Nova Zelândia (Auckland); da Polônia (Lublin); de Portugal (Albufeira, Alcanena, Alcochete, Almada, Amadora, Banco, Barreiro, Braga, Cabo, Coimbra, Elvas, Evoa, Ferro, Leiria, Lisboa, Massamá, Matosinhos, Moita, Oeiras, Oliveira de Azencis, Olhão, Peso da Régua, Porto, Queijas, Povoa de Santa Iria, Setúbal, Sines, Tomdela, Tojal, Vila Nova de Gaia, Vila Viçosa e Viseu); da România (Sibiu); da Suíça (Geneva);  da Turquia (Iznir); da Ucrânia (Rivne); da Venezuela (Caracas, Guayana e Pueblo Nuevo) também clicaram..

     Neste ano foram feitas 1.717 visitas, cerca de 143 ao mês,    ou seja,  26,25 % a mais que o ano anterior; somando-se ao total geral 3.168. As páginas mais acessadas em ordem quantitativa foram as seguintes: Cartão de Visitas, Cristais, Curriculum, Textos do Mês,  Fotos e Biografia.  

 


                                                 8° BELÔ POÉTICO

                                  

O Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte/MG, inspirado no Psiu Poético - Salão Nacional de Poesia de Montes Claros/MG, foi criado em 2005, pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo. Para ambos, o maior desafio da poesia continua sendo o de estar a serviço da humanidade. Esse Encontro vem reunindo poetas de vários Estados do país e também poetas estrangeiros que, unidos pela poesia, trocam experiências e lutam por um mundo justo e melhor para todos.

Este ano, o evento aconteceu entre os dias 26 a 28 de julho, dedicado à memória do poeta Júlio Emílio Tentaterra.

Ao valorizar o papel das organizações da sociedade civil, o 8º Belô Poético dá um verdadeiro exemplo de cidadania ativa e resgata uma das principais funções da poesia: Combater toda e qualquer forma de injustiça. Bernardo Santos esteve presente  prestigiando o encontro.



              Sucesso! Mês de Março é record em visitações no site


     Desde sua inauguração, em novembro de 2010, o mês de março de 2012 foi recordista de visitações. Segundo estatística do Uolhost, foram realizadas 232 visitas, com média de 7,5 por dia.
     Bernardo Santos.com.br  agradece imensamente pelo carinho de seus leitores que vêm demonstrando e despertando interesse através da navegação de suas páginas. Obrigado a todos que estão contribundo para o sucesso do site. Alimentar conteúdo literário de qualidade e incentivar a cada dia a leitura é e será sempre o objetivo deste espaço.



Biblioteca Comunitária incentiva leitura no Ceará

Amigos companheiros, leitores e escritores...


     Há no interior do Ceará, na pequena cidade de Itarema, litoral norte, bem próximo a Jericoacoara, Almofala e tantas outras belezas naturais, uma Biblioteca Comunitária,
nem governamental, nem subvencionada e cujo ideário sobrevive às custas das doações de livros, revistas e até mesmo selos e envelopes enviados por escritores, amigos dos livros, cultores da arte escrita e admiradores do trabalho diuturno de um certo professor da última flor do Lácio (a nossa língua portuguesa), tão inculta quanto bela, como diria o estelar Bilac, e que atende por “Prof. Mattos” (Francisco Assis Mattos).
     Mattos disponibiliza aos poucos leitores destas pairagens, seu pequeno e seleto acervo particular de livros, muitos deles raridades, além de iniciar um trabalho cansativo, embora de grandeza, de dirigir ofícios aos milhares e e-mails aos montes, a entidades culturais, bibliotecas, editoras, academias literárias, escritores e amigos dos livros, solicitando o envio de exemplares para aquela pequena biblioteca interiorana, gastando com selos, tinta, papel, suas parcas economias de professor. O recebimento de amistosos ou nem tão amistosos “nãos”, é uma constante, mas isso não o abala, se um de cada dez ofícios ou e-mails for atendido, já terá valido a pena, mas nem sempre a estatística é essa.
     Mas lá está, varando a noite redigindo ofícios e respondendo cartas, às vezes agradecendo a colaboração de mentes altruístas, às vezes tendo que ler as não tão sonoras negativas... Seu labor amante das letras, regado a sono e café continua dia após dia, e caso sua obra ou um livro seu for doado, ao chegar em suas mãos, não pernoitará dias a fio empoeirado numa estante e com certeza quer seja a noite sob a luz de um poste ou de dia sob a sombra de um cajueiro ou coqueiro, uma criança ou um jovem interiorano estará lendo sua contribuição e viajando por mundos que ele quiçá nunca os conheça pessoalmente, mas que um dia quando lhe falarem deste “admirável mundo novo”, terá aquela nítida sensação do “eu já estive lá”, e com certeza esteve. Não é mesmo?

Para enviar sua contribuição a esta casa de leitores, encaminhe ao seguinte endereço:

Biblioteca Comunitária “João Rodrigues de Mattos”
A/C. Prof. Francisco Assis Mattos
Av. João Batista Rios, 2719 – Bairro Ginásio
CEP. 62590-000 – Itarema – CE

Os leitores carentes agradecem!




Notícias 2011/2010

Site completa 1 ano

 

O site www.bernardosantos.com.br está fazendo 1 ano de vida. Foram 1360 visitas realizadas desde sua inauguração, com média de 113 ao mês. Passaram por aqui amigos inusitados; parentes, colegas de trabalho, clientes, atores e escritores. Alguns deixaram suas mensagens postadas na página de visitas, outros no anonimato deram uma vasculhada pelos artigos, poesias e pequenas sinópses dos livros. Recebi também através de meu e-mail pessoal alguns elogios daqueles que se dizem "envergonhados" em registrar algumas palavras para que sejam publicadas por aqui. A Todos, quero deixar o meu MUITO OBRIGADO, e continuo a pedir para que critiquem, comentem ou elogiem esta pequena contribuição a que dediquei à Leitura e ao universo dos internautas. Lembro que ler nunca é demais, cultivar a poesia ainda é tão necessário quanto manter o nosso romantismo, sensibilidade e apreciação pela natureza e pelas coisas simples da vida. Parabéns a vocês, que por aqui passaram, mesmo que tenha sido por um breve instante.


                                                                             Bernardo Santos




IV Jornada Guimarães Rosa na Faculdade de Medicina da UFMG

                                          

A Comissão Julgadora do concurso após selecionar os 10 (dez) melhores trabalhos em prosa, e os 10 (dez) melhores em poesia,  declara os vencedores de primeiro a terceiros lugares de cada categoria: Ensino Médio, Universitários e Escritores, que concorreram ao prêmio final da  IV Jornada Guimarães Rosa realizada na Faculdade de Medicina, à Avenida Alfredo Balena, 190 – Bairro Santa Efigênia em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Premiados do Concurso Guimarães Rosa 2011

Categoria Prosa

Ensino Médio:

1º Fábio de Jesus Rodrigues – “João e Eu”

2º Laurene Marquesane Oliveira – “Eu, o sertão e Guimarães Rosa”

3º Ana Luiza Chaves Cardoso – “Gravata Borboleta”

Universitários:

1º Maria Cecília Gonçalves de Campos – “Eu, Rio de Janeiro”

2º Jaquélie Cássia Gomes Duarte – “Bonito e absurdo”

3º Ana Cláudia Dias – “Sertão é onde se sabe contar his (es)tórias”

Escritores:

1º Tatiana Alves – “Balanço do Vento”

2º Newon Emediato Filho – “O tempo de um livro”

3º Rodrigo Guimarães Pena – “O fio do Seu Fulô, lá de Cordisburgo”

Categoria Poesia

Ensino Médio:

1º Raul dos Santos Neto – “Nosso Rosa e um Sertão de Prosa”

2º Caroline Pozzobon – “O mito lingüístico”

3º Aléxia Duarte Torres – “A Rosa do Sertão”

Universitários:

1º Christian Victor de Oliveira Coelho – “Caminhando pela Imaterialidade”

2º Matheus Pimenta da Silva – “Nos rincões da vida encontrei um doutor”

3º Nuria Rojo Perez – “Sagarano”

Escritores:

1º Marcel Rei Coronato – “Estrela Verde”

2º Maria Auxiliadora de Souza – “Sirimim”

3º Rosário Bernardo Santos – “Aventuras do Rosa”




 Bernardo Santos foi laureado com a "Medalha de Honra ao Mérito", por sua terceira colocação na categoria Poesia / Escritores, com a Poesia: Aventuras do Rosa
.

Os autores classificados em cada categoria tiveram  a oportunidade de apresentar seu trabalho em público, em Sessão Literária Solene. Os vencedores foram agraciados com Medalhas e Diplomas;
além de Prêmios Especiais atribuídos conforme a classificação e regulamento do concurso. Todos os selecionados fazem parte do Livro “Anais da IV Jornada Guimarães Rosa / Edição Comemorativa do Centenário da Faculdade de Medicina”. 
Organização e apoio:
Sobrames, Sobrames-MG, FMUFMG, AMMG, CRMMG, AFAL, Abrames, Arcádia de MG, IHGMG, AMM

Lançamento do Livro de Poesias Poeira de estrelas e sonhos

      Uma coletânea de poesias escritas nos anos 80 e 90 foram selecionadas de alguns livros de Bernardo Santos, como: A Poesia no Mundo, Olhos de Cristais e Quando as Rosas Deixaram de Existir e formaram o Livro com o título Poeira de Estrelas e Sonhos. Em parceria com os selos Fabrica de Livros e Editora Scortecci. O lançamento aconteceu em 05 de outubro em Belo Horizonte.


Maiores detalhes click no selo abaixo:






"Prêmio Cultural Landa Lopes" 2011

 

 Uma mulher arrojada e a frente do seu tempo foi uma das suas maiores qualidades, rendendo-lhe o título de “Mulher multimídia”.

                            

A Academia Alquimia das Letras e o escritor Carlos Vanilla, organizador do concurso, chegam ao final de seus trabalhos e com muito zelo, anunciam que o “Prêmio Cultural Landa Lopes 2011” de mini-poesias, tem novamente alcançado uma marca recorde dentro dos seus concursos. A participação não só do Brasil como também outros países, tem dado a certeza e o cumprimento nas artes literárias promovida pela Academia.

Foi  recebido no Brasil cerca de "3.786 poesias".

De Portugal, "832 poesias";
da Argentina,"8 poesias";
da Guatemala, "2 poesias";
do Uruguai, "1 poesia";
da Venezuela " 2 poesias".

os vencedores do Prêmio Cultural Landa Lopes estão no Livro: “LANDA LOPES, NA ESSÊNCIA DOS POETAS”.

Bernardo Santos faz parte deste livro com a mini-poesia: O culto do namoro.

Leia a poesia na página Livros, clicando sobre a capa Landa Lopes



Resultado Oficial do VI Concurso Nacional PoeArt de Literatura (Poesia) 2011


  A Poesia Ladaínha de Bernardo Santos faz parte da edição do livro Vozes de Aço – VIII Antologia Poética de Diversos Autores 2011, organizada por Jean Carllo.

(É  o décimo primeiro livro da PoeArt Editora de Volta Redonda que editou mais de uma centena de autores de diversas cidades do país em apenas
quatro anos de Poesia).

Leia a Poesia na página LIVROS, clicando sobre a capa de Vozes de Aço.



Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2010


 O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia 2010 contemplou na Antologia do mesmo nome o poema de Bernardo Santos intitulado: Lua de melancolia que foi publicado junto com os vencedores abaixo entre outros autores.

Lista por Poema – Autor – Cidade

1º: Pálidos Mistérios – Grigório Rocha (Salvador-BA)

2°: Finados – André Sesti Diefenbach (Porto Alegre-RS)

3°: Ambiguidade – Dina P. Pereira da Costa (Aveiro, Portugal)

4°: Partes deste Amor – Antonio Almeida (Rio de Janeiro-RJ)

5°: Enigma – Renata Paccola (São Paulo-SP)

6°: Café – Ari Lins Pedrosa (Maceió-AL)

7°: Lama – Renata Rimet (Salvador-BA)

8°: Viagem – Yao Jingming (Macau, China)

9°: Barganha – Tatiana Alves (Rio de Janeiro-RJ)

10°: Poema Xipófago – Gêmeo – Hélio José Destro (São Paulo-SP)


Valdeck Almeida de Jesus

Jornalista, Escritor e Poeta

www.galinhapulando.com

22/01/2011



A ACADEMIA DE CIÊNCIAS E LETRAS DE  CONSELHEIRO LAFAYETTE,

outorgou o Prêmio Especial de Segundo Lugar  no  XVII Concurso Literário Internacional “Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete”ao Poema O poder de Lafaiete de Bernardo Santos,  em  solenidade presidida por Douglas de Carvalho Henriques,  realizada em 13 (treze) de novembro de 2010, às 19:00h., no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Conselheiro Lafaiete, localizada na Rua Assis Andrade, 540, Centro, em Conselheiro Lafaiete – MG.

Comissão Organizadora -Portaria 010/2010:

Presidente: Acadêmica Márcia Terezinha Carreira Rodrigues – cadeira 53

Acadêmica Ângela Togeiro Ferreira – cadeira 94

Acadêmico José das Graças Freire – cadeira 42

Acadêmica Lêda Maria Augusta Vieira de Faria – cadeira 46

Acadêmica Maria de Lourdes Azevedo – cadeira 58

 

                              

 
 
 

© 2010/17 - Bernardo Santos - Todos os direitos reservados

Lay-out e Hospedagem: Uol Host

Imagens de Abertura das Páginas: Licença Royalt-Free

Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação



  Site Map