Livros                 LIVROS








               (Clique nas imagens para ler os textos)

Livros Solos

Poeira de Estrelas e Sonhos, Editora Scortecci (Fábrica de Livros), SP, 2011, 92 p.

Uma coletânea de poesias escritas nos anos 80 e 90 foram selecionadas de alguns originais de Bernardo Santos e formaram o Livro com o título: Poeira de estrelas e sonhos, dividido em duas partes: Uma estrela chamada poesia e Sonhos de um poeta.  Este é o primeiro Livro solo de poesias do autor.


Depois das Onze, Ed. Ateniense, SP, 1988, 108 p.

“Romance de muitas caras”, onde em muitos momentos é mais importante a sua implicação psicológica do que a propriamente argumental. Eva quer ser Odilon e talvez sempre o tenha sido, mas não é a única personagem conflitiva desta novela; por ela, transitam outros andróginos, travestidos ou não, cujas identidades não param no simplesmente sexual.


Antologias

1° Prêmio Vale Paraibano de Literatura - Contos - Crônicas - Poesias, Eitora Penalux, Aparecida - SP, 2013, 96 p.

O conteúdo deste livro traz textos inéditos de autores experientes, vencedores de outros certames e com livros publicados e de autores que tiveram a experiência de ver pela primeira vez um texto de sua lavra publicado. A leitura desta Coletânea, dada a diversidade de sua composição e dos estilos encontrados é um agradável passeio pela íntima forma de ver o mundo que estes magos conseguiram transformar em palavras com o tema: “Acontece(u) no Vale do Paraíba. A Poesia Saudade de São Luiz, classificada em 3° Lugar, na categoria Nacional está presente em homenagem à cidade valeparaibana de São Luiz do Paraitinga”.


Alquimia do Verbo, Agbook, SP, 2013, 94 p.

Fruto do Concurso Prêmio Cultural Arthur Rimbaud, organizado pelo Poeta Carlos Vanilla, que arrecadou 2000 poesias de varias partes do mundo, sendo selecionadas 41 que chegaram mais próximas do objetivo para a montagem do livro. Nele, estão pessoas as quais se dedicaram calmamente para escrever as suas poesias, ainda que desafiadas ao requinte de fazê-las com no máximo 170 caracteres; no entanto, o desafio foi cumprido. Agora fazem parte deste livro e estão praticamente dentro da historia como Alquimistas que conseguiram almejar as almas com sede de poesias; pois para os poetas, o sangue é a poesia... E para conjugar o verbo, Composição melódica foi uma das que deu o tom.


 1º Prêmio SFX de Literatura - 2013, JAC Editora, São José dos Campos, SP, 2013, 64 p.


O Livro com capa dupla, Poesias e Contos  teve seu lançamento no Espaço Cassiano Ricardo no  VI  Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura,  no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos – SP como  resultado do concurso  idealizado e promovido pela JAC Editora, com apoio das Academias de Letras de Lorena e Jacareí (SP) e Instituto de Estudos Valeparaibano. Entre os 30 trabalhos selecionados (15 em cada modalidade)  há escritores regionais de São José dos Campos, Jacareí e Caraguatatuba (SP);  nacionais das cidades de Canoas (RS), S.G. Amarante (CE), Recife (PE), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS),  Campo Largo (PR),  São Paulo (SP), Rio de Janeiro(RJ) e Belo Horizonte (MG); sendo esta representada pela poesia Elegia à alergia.


Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2012, Editora Galinha Pulando, Vitória da Conquista, BA,   2013, 276 p.

125 autores entre poetas, contistas, cronistas e ensaístas publicados nesta nona edição do Prêmio Literário Valdeck Almeida, com apoio da União Brasileira de Escritores  (UBE) - Núcleo Bahia. Esta Antologia integra o Eixo 4 do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O conto Erva Amarga está inserido neste processo.


O Livro do amor, Agbook,  2ª Edição, SP, 2012, 180 p.


Novos poetas do amor, com edição em capa rosa. Opção de escolha voltada ao público feminino e afins.






O Livro do amor, Agbook, SP, 2012, 180 p.

Novos poetas do amor é o resultado do concurso Prêmio Cultural Poesias de Amor, organizado pelo poeta Carlos Vanila. Neste livro,  recheado de poemas que cantam o amor em versos, em todos os seus sentidos e no mais romantico narrar da poesia. E com muito carinho encontra-se os poemas Amor é amar e Encontro em suas páginas como prova maior destes sentimentos.


Brasilidades, Vol. 2, CBJE, Rio de Janeiro, RJ,          2012, 102 p.

A série “Brasilidades” da CBJE, registra tendências, estilos e temas preferidos por novos poetas e expõe, sem máscaras e preconceitos o atual estágio da autentica cultura brasileira neste inicio de milênio. O critério seletivo privilegia exatamente esse universo díspar de visões e recursos. É através dele que a nação cria e recria seus próprios caminhos e se impõe através de uma fantástica riqueza de alternativas. Cada poeta publicado é parte dessa engrenagem cultural, parte desse mundo de letras que abre caminhos, vibra, protesta, chora, clama e ama com vigor tipicamente brasileiro. E o resultado é o que de mais positivo se pode esperar. Nesta positividade encontra-se o poema Teu corpo, que somado a outros enriquecem este Volume 2 em homenagem à Cecília Meireles.


Antologia Lafaiete em Prosa e Verso,  Vol. XVII, ACLCL, Conselheiro Lafaiete, MG, 2011

Lançada no Colégio Nossa Senhora de Nazaré em Conselheiro Lafaiete - MG, pela  Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, cuja editoria encontra-se há mais de uma década aos cuidados de Cleonice Libânio, viúva do primeiro presidente e fundador da ACLCL, professor Alberto Libânio Rodrigues.
Segundo a acadêmica e historiadora lafaietense, Avelina Maria Noronha de Almeida, a capa deste livro retrata o solar dos Amaral, onde hoje funciona a Casa de Artesanato João Salgado, localizado na praça Tiradentes; sendo muito significativa, pois nos remete a vários contextos sugestivos. "A edificação traz a lembrança da arquitetura de uma época, início do século XX, quando foi bem forte, em Queluz, a influência do neoclássico francês.” Este Volume reune 83 autores entre escritores acadêmicos, convidados e os selecionados no Concurso XVII Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete 2010, do qual  O Poder de Lafaiete obteve segunda colocação poesia especial.


Anais da IV Jornada Guimarães Rosa, Sobrames, Belo Horizonte, MG, 2011, 168 p.

Produção literária de estudantes de ensino médio, universitários e escritores que se debruçaram sobre a obra do grande escritor com vistas a incrementar sua própria cultura.  Neste Livro 58 autores encontram-se reunidos para defender Poesia e Prosa, como resultado do Concurso Guimarães Rosa, médico e escritor; um sábio que impele cada um de nós a subir de qualificação rumo à sublimidade.  O poema: Aventuras do Rosa, que obteve a terceira colocação na categoria Poesia / Escritores, ilustra esta edição da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Minas Gerias em comemoração do centenário da Faculdade de Medicina da UFMG.


Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jeusus 2010, Giz editorial, SP, 2011, 264 p.

Este livro é resultado do concurso Prêmio Literário Valdeck de Almeida Jesus 2010, realizado com poetas do mundo inteiro. 262 textos foram publicados, após rigorosa seleção. O Poema Lua de melancolia está entre os selecionados.



Landa Lopes Na Essencia dos Poetas, Editora Agbook, SP,  2011, 212 p.

Neste livro encontram-se as mini-poesias selecionadas no Prêmio Cultural Landa Lopes 2010-2011. Hoje na nossa era é possível apresentar diversos autores. Há uma explosão de beleza poética formada por Alagoas, Amazônia Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e até mesmo de Portugal.  Maravilhosamente eles compõem toda a essência da poesia, mais uma vitória em reunir todos eles aqui. Cada obra artística revela um dom particular, um desejo alcançado; com palavras tímidas, outras com palavras desafiadoras, outras ousadas e frente do nosso tempo; como pode ser visto em Culto do namoro.


Vozes de Aço - VIII Antologia Poética de Diversos Autores, Volta Redonda, PoeArte Editora, RJ,             2011, 100 p.

Resultado do VI Concurso Nacional PoeArte de Literatura 2011(Categoria Poesia), organizado e Editado  pelo Poeta Jean Carlos Gomes. que teve a participação de diversos escritores de vários Estados brasileiros, assim divididos: Dez Primeiros Lugares, Poetas Selecionados e Poetas Convidados. Cada um com o seu som e encantamento próprio, ditando tedências e costumes através de itinerários que tecem seus destinos. Exaltam o frescor do Amor por onde passam e de alguma forma deixam suas marcas formando um lindo coral, regido pela Grande Maestria da Vida. E assim, fica a marca de Ladainha como uma dessas Vozes de Aço nesse mundo tão impactante.


Antologia Poética. Mogi 450 anos, SMC, Mogi das Cruzes, SP, 2010, 96 p.

Fruto do Concurso Nacional de Poesias de Mogi das Cruzes, que homenageia a cidade com o tema: “Mogi das Cruzes – 450 anos”, envolvendo 623 poetas, representantes de 148 municípios, de 22 estados do território nacional, sendo 345 inscritos da cidade. Foram selecionados 81 poetas para compor esta edição. Render-se à leitura destas obras é reviver e respirar a história dos filhos desta terra, é percorrer as ruas da cidade, é tornar-se passageiro de um Expresso turístico.


Coletânea Poesia e Letras, Clube dos autores, 2ª Edição, SP, 2009, 172 p.


Como é mais do que um simples livro com vários textos; foi publicado novamente.




Coletânea Poesia e Letras, Clube dos autores, SP, 2009, 172 p.

Mais do que um simples livro com vários textos. A coletânea é um verdadeiro documento que registra os estilos e os temas preferidos de novos talentos da literatura. Autores que vão em busca de realizar os seus sonhos e que expressam as suas verdadeiras emoções na poesia, no conto, na crônica, em fim, de qualquer maneira mostram que querem realmente mudar o mundo através de simples palavras e gestos. Música ao vento e Perturbação definem bem este panorama.


Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2008, Giz Editorial, SP, 2009, 264 p.

Aqui, além de educadores e graduados em letras encontram-se os poetas matemáticos, engenheiros, químicos, físicos, advogados, artistas, livreiros, economistas, pesquisadores, artistas plásticos, atrizes e atores, estudantes de vários graus, delegado de polícia, técnico de metrologia, analista de sistemas, arrecadador de pedágio, instrutor de kickboxing, analista legislativo, mestres, doutores e pós-doutores, figurinista, diretor de empresa, socióloga, oficial militar; de justiça, jornalista, documentarista, roteirista, desenhista de moldes, cordelista, poliglotas, professor de línguas, pesquisadores; todos poetas no livro organizado pelo Baiano também poeta. Não poderia ficar de fora, o vendedor-assessor científico com o seu Os poetas contra-atacam.


XXII Concurso de Poesia Brasil dos Reis, Ateneu, Angra dos Reis, RJ, 2007, 68 p.

União de poetas e artistas plásticos que ilustraram a obra dividida nas categorias e temas: Soneto/Luz; Soneto/Vida; Verso Livre/Medo e Verso Livre/Solidão. Foram classificados os 10 melhores trabalhos de cada modalidade. A poesia Sem vontade foi a 10ª colocada escrita sobre o tema Medo com verso livre. O concurso foi realizado e publicado pelo  Ateneu Angrense de Letras e Artes.


 Antologia Poetas do Brasil, CBJE, RJ, 2006, 84 p.

Poetas oriundos dos vários estados do Brasil solidarizam-se, contribuem, dão vida a esta antologia evocando o amor, o deus, a terra, os problemas sociais e o viver. Em profusão de pensamento grava sua história com lembranças da infância, da festa, do teatro, etc. Organizado pela Arte Bahia, que escolheu Sumo de amor entre as poesias iluminadas.


Antologia do V Concurso Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira, Phoenix Editora, SP, 2005 176 p.

Edição comemorativa aos “450 anos da cidade de São Paulo”, com apóio dos jornais José Bonifácio em Notícias e Cidade Tiradentes em Notícias, que reuniu 90 autores de várias cidades do território nacional, mostrando as diversas faces da literatura brasileira como: Sonhos, amores, recordações, dores, comentários, desejos e vivencias através da poesia, crônica e conto. Teorema das palavras fez parte das poesias selecionadas.


Antologia II Prêmio Literário Livraria Asabeça, Scortecci Editora, SP, 2003, 116 p.

Seleção dos 30 autores vencedores da I etapa do concurso na categoria Poesias, Contos e Crônicas. O relojoeiro do tempo foi a poesia que também deu título ao livro de 80 páginas que concorreu para a II etapa, da qual apenas dois autores foram premiados.



Painel Brasileiro de Novos Talentos – 14, CBJE, RJ, 2001, 72 p.

14º Volume da série Painel Brasileiro de Novos Talentos, organizado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores. O Conselho Editorial analisou cerca de 350 obras e selecionou 46 poesias para compor o livro. A homenagem à Vinicius de Morais com Áquele soneto; de fidelidade foi uma das selecionadas.


Antologia III Concurso de Poesia Alte. Olavo Dantas, Falb, RJ, 2000, 40 p.

Organizado pela Federação das Academias de Letras do Brasil,com o tema “Terra”;  mais de 120 poesias foram encaminhadas por 75 poetas de diferentes pontos do país, que contemplou 3 vencedores e  8 menções honrosas; dentre elas: És tu Brasil, aquarela.



 Antologia 3º Concurso de Poesia Jornal Publicidade, João Scortecci Editora, SP, 1991, 60 p.


Publicação de 53 poesias classificadas em concurso realizado na cidade de São Caetano do Sul – SP, organizado por Fábio Zulick. Entre elas, Fogo e chama.

 


Antologia 2º Concurso de Poesias Jornal Publicidade, João Scortecci Editora, SP, 1990, 60 p.


Publicação de 52 poesias classificadas em concurso realizado na cidade de São Caetano do Sul – SP, organizado por Fábio Zulick. Entre elas, Asa Delta.

 


Mirante Prosa e Verso, Ed. Mirante, SP, 1982, 56 p.

Com o intuito de divulgar novos autores, o Grupo Mirante publicou neste livro textos de seus colaboradores e dos 10 vencedores do Poesia Poesia I Concurso Mirante, que contou com a participação de 516 poesias de 253 poetas. A poesia Mortas Espécies foi classificada em 4º Lugar.


Citações

Cassiano é meu nome, Edgar Reis, Ed. Maranata, Campo Belo - MG, 2001, 82p.

Este livro é uma história fictícia que busca atrair a sensibilidade de cada um dos leitores, onde o autor  mostra a constante luta, entre a vida e a morte, a descoberta dos pequenos e grandes valores, o amor prático na existência, a vulnerabilidade do ser, a façanha de existir, a convivência com a enfermidade, o despertar da fé e o abraço com Deus.


Bernardo Santos foi citado entre os escritores homenageados da cidade de Campo Belo - MG.



 
 

© 2010/17 - Bernardo Santos - Todos os direitos reservados

Lay-out e Hospedagem: Uol Host

Imagens de Abertura das Páginas: Licença Royalt-Free

Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação



  Site Map