CVCURRICULUM CRONOLÓGICO


(Clique no título sublinhado para ler o texto)

1964   Nasce a 11 de janeiro, em Cristais – MG.

1967   É adotado e transfere-se para São Paulo.

1970   Conclui o curso de pré-primário na Igreja Católica de Santo Antônio de Vila Brasilândia.

1976   Inicia-se nas letras escrevendo seus primeiros poemas.

1978  Conclui o curso de Primeiro Grau na Escola Municipal de Primeiro Grau Embaixador Raul Fernandes.

1979   Inicia o curso de Segundo Grau na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Dr. Alarico Silveira, onde teve sua primeira e última reprovação. A  matemática o pegou de  surpresa.

             Habilita-se no Curso Profissional de Datilografia, na Escola Oswaldo Cruz, com nota 9,2.

1980    Transfere-se para colégio particular para estudar técnicas de laboratório.

             Passa a fazer parte das atividades do Centro Cultural Garcia-Guillén de São Luiz do Paraitinga-SP.

             Escreve Música e teatro na Folha de S.Paulo e a Peça Teatral O amor liberta, encenada pelo grupo de adolescentes do Teatro da  Igreja Batista em Vila Gerty, São Caetano do Sul-SP adaptada por Damaris da Silva e dirigida por Ana  Maria Silva.

1981     Escreve para a coluna “"O leitor colabora"”, da Revista Notti-Sears, órgão informativo dos funcionários das lojas Sears no Brasil.

1982    Torna-se membro da UBE - União Brasileira de Escritores, apresentado pelo Escritor Mário Garcia-Guillén e tem como madrinha a Escritora Lygia Fagundes Telles.

             Participa do programa "Vestibular da Canção", respondendo perguntas sobre a vida e obra de Caetano Veloso, com apresentação de Randal Juliano, na TV Cultura.       

             Funda o jornal  “APN Clarenal”, Almanaque Patológico de Nóticias, do curso de Patologia Clínica do Colégio Claretiano.

             Organiza o  “I Concurso R.B.S. de Poesia”,  promovido pelo Colégio Claretiano.

             Escreve a Peça Teatral Salve!Salve! Kuarup, baseada no livro “Xingu, os índios, seus mitos”, dos Villas Boas, para o elenco Patologia Teatral, do Teatro Claretiano, com direção de Antônio Carlos  Braga, que não chegou a ser encenada, devido problemas de ensaio com os estudantes atores.

             Conclui o Segundo Grau no Colégio Claretiano de São Paulo,  com habilitação profissional plena de Técnico em Patologia Clínica.

1983     Lança o Folhetim com o poema Sinceros versos de amizade para distribuição entre amigos e leitores por ocasião da comemoração das festas de fim de ano.

1984    Lança o Poema-Poster Essência, edição limitada com tiragem de 50 exemplares.

1985    Colabora com o Jornal O Escritor, órgão dos associados da UBE.

             Cursa “Cultura e Civilização Espanhola” organizado pelo Professor e Escritor Mário Garcia-Guillén, realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade de 03 a 26/06.

             Faz o Curso “Luso-Brasileiro de Cultura Geral Contemporânea”, organizado pela União das Comunidades Lusíadas com colaboração da Secretaria Municipal de Cultura realizado na  Biblioteca Municipal  Mário de Andrade de 01 a 24/07.

             Participa do Simpósio “A Cultura e as artes no Mundo Contemporâneo”,   promovido pela USP nos dias 12 e 13/08.

             Cursa “Filosofia Política: Constituinte”, promovido pela Biblioteca Municipal Mário de Andrade de 05 a 28/08.

             Faz o Curso “Luso Brasileiro de Poesia Moderna”, organizado pela União das Comunidades Lusíadas, em colaboração da Secretaria Municipal de Cultura, realizado na   Biblioteca Municipal   Mário de Andrade de 01 a 23/10.

1986    Falece em Cristais sua mãe biológica, Sebastiana Maria de Jesus, em 06 de janeiro.

             Contrai matrimônio aos vinte e dois dias do mês de fevereiro com Cleide Rodrigues Graciano.

             Presta Concurso Público para seleção de Técnico de Laboratório – AIS para o Instituto Adolfo Lutz e passa em 26º colocado, mas não assume o cargo.

              Filia-se ao PH - Partido Humanista.

             Funda o Informativo O Futuro Verde, do PVP – Partido Verde Pacifista,  por uma melhor qualidade de vida.

1988   Publica o primeiro livro; o romance Depois das Onze, com lançamento oficial na Cantina La Biondina, no tradicional bairro do Bixiga. Posteriormente na 10ª Bienal do Livro no Stand da UBE; Livraria Ateniense, no Tatuapé e no Cristalense Clube de Cristais-MG.

             Nasce seu filho Vinicius Graciano Santos em 25 de abril.

             Participa do Seminário da “4ª Bienal Nestlé de Literatura Brasileira”, organizado pela Fundação Nestlé de Cultura no Centro de Convenções Rebouças de 04 a 08/07.

            Colabora com o Informativo Análise Médica do Laboratório Rocha Lima de São Caetano do Sul –SP.

1989    Falece em Cristais seu pai biológico, Sebastião Bernardo Santos, em 28 de julho.

            Colabora com o Jornal Nicolau, da Imprensa Oficial do Paraná em Curitiba e Jornal O Galo, da Fundação José Augusto do Rio Grande do Norte em Natal.

             Lançamento de Depois das Onze em Campo Belo – MG, no Fundo de Quintal Bar.

1990    Presta novo Concurso Público para o processo seletivo de Técnicos de Laboratório para o Instituto Central e Instituto da Criança, do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, onde passa em 1º lugar, assumindo a vaga com direito de escolha da unidade e do laboratório no qual desejaria exercer a função.  Optou pelo Laboratório de  Imunologia do Instituto Central do HC.

             Colabora com o Jornal D.O. Leitura, órgão da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

             Com objetivo de melhoria de conhecimentos, matricula-se no Etapa Vestibulares e presta exame de seleção nas universidades da USP, Cásper Libero, FMU e USJT com intuito de fazer Publicidade e Propaganda. Classificou-se na Cásper Libero em 119º colocado, mas foram chamados os aprovados até 115º. Ficou em 134º na USJT das  250 vagas para curso matutino de Comunicação Social.

1991    Matricula-se no Curso de Graduação em Comunicação Social da Universidade São Judas Tadeu e aproxima-se dos futuros publicitários.

             É incorporado no quadro de Funcionário de Estado de Saúde, para cumprir carga horária complementar pela Fundação Faculdade de Medicina no Laboratório de Imunologia do HC.  

            Colabora com o Jornal Linguagem Viva, encartado no Tribuna Piracicabana, de Piracicaba-SP.

1992    Faz reportagens de cobertura do “Campeonato de Surf Amador da Organização Nata”,de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe – SP, em parceria com  Fernando Calim Bernardes para o Jornal  Repórter do Litoral e a Revista Hardcore.                       

             Participa do “I Congresso Unificado de Direito, Economia, Habitação, Imprensa, Publicidade e Saúde”, promovido pelo Jornal da Zona Leste e departamento cultural da USJT, realizado na  Universidade São Judas Tadeu.

             Colabora com o Jornal São Judas, da USJT.

             Chega a hora de fazer a opção da escolha da profissão dentro da Comunicação: Rádio e TV, Publicidade e Propaganda ou Jornalismo. O talento para escrever somado à   influência de alguns  professores, além da análise do período do Curso Básico, o levou para o Jornalismo, a única que abrange todas as àreas.

1993    Realiza a campanha Cesta Básica dos Aidéticos do Projeto Esperança da Zona Leste, trocando exemplares de livros por leite em pó no Festival do LACCE da USJT em colaboração com o Jornal  Página Leste.

             Participa do “II Congresso de Escritores de Língua Portuguesa”, promovido pela UBE – União Brasileira de Escritores, realizado no Centro Cultural São Paulo, de 01 a 03/12.

             Membro do Conselho Editorial do Boletim Experimental Focalizando, publicação dos alunos do 3º ACSM-JO da USJT.

1994    Editor e repórter do Veiculo Experimental In Foque do 4ºAno de Jornalismo da USJT.

             Participa da  Semana Estado de Jornalismo”, prêmio Excel Banco de Jornalismo no auditório do Jornal O Estado de S.Paulo, de 26 a 30/09.

             Faz Curso Intensivo de   “"Correspondente de Guerra Aqui Mesmo",  para estudantes e recém-formados em Jornalismo e Comunicação, coordenado pela Oboré Projetos Especiais e Hemeroteca  Sindical Brasileira, em parceria com a ECA/USP e Centro Acadêmico Vladimir Herzog, com organização dos Cronistas Parlamentares de São Paulo e apoio do IPS –  International Press Service  realizado no Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa de São Paulo.

1995    Recebe o título de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu.

             Deixa o serviço público para ir trabalhar na área comercial,  passando a ensinar usuários a operar equipamentos laboratoriais e a  solucionar problemas de produtos diagnósticos.

1996    Colabora com o JoB – Jornal do Bairro Assunção,  de São Bernardo do Campo - SP, em parceria com o Artista Performático Roberto Santos,  na campanha de arrecadação de alimentos perecíveis para a  Casa São Vicente de Paulo, com a troca de livros e ingressos para o show. 

1997    Um grande desafio é lançado e o faz deixar a capital paulista, rumo à  Minas Gerais. Muda-se com a família para Belo Horizonte

1999    Membro do Conselho editorial do Informativo RA, publicação Técnico-Científica da RA Diagnóstica.

2002    Colaborador do BIS, boletim informativo do grupo SG///CQC.

2004    Falece em Belo Horizonte seu pai adotivo, Paulo Alves de Oliveira em 18 de fevereiro.

2007    Selecionado nas provas, ingressa no Curso de Pós-Graduação em Marketing da UFMG.

             Colabora com Blocos on line, portal de literatura e cultura.

2008    Conclui o Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégia de Marketing do Cepead/UFMG,  com o Trabalho de Conclusão: Estratégia para Distribuição de Produtos Siemens no Mercado Mineiro de Diagnóstico Laboratorial, com nota 9,8.

             Participa do 9º Encontro das Literaturas que aborda o tema: "A leitura leva você muito além das palavras", realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte no Chevrolet Hall entre os dias 10 e 16/11.

2010    Participa da Bienal do Livro de Minas na palestra “O texto, a  adaptação teatral e a encenação”, proferida por Ruy Castro, Heloisa Seixas e João Fonseca, realizada na ExpoMinas no dia 15/05 na cidade de Belo Horizonte.

             Constrói e lança seu Site, compartilhando um pouco de sua obra e suas conquistas.  

2011    Lançamento do livro de poesias Poeira de estrelas e sonhos, na livraria Leitura do Minas Shopping em Belo Horizonte – MG.

              Participa da IV Jornarda Guimarães Rosa, realizada pela Sobrames de 13 a 15/10,  na Faculdade de Medicina da UFMG, em comemoração do centenário desta instituição de ensino de nível superior.

2012     Participa como declamador de poemas curtos,  no "Microfone Aberto" do 8° Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia, organizado pelos Poetas Rogério Salgado e Virgilene Araujo de 26 a 28  de Julho no Teatro da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte - MG, com o tema: "A poética que valoriza os grupos sócio educativos poéticos culturais", dedicado à memória do poeta Júlio Emílio Tentaterra.

2013     Filia-se no Conselho Regional de Representantes Comerciais (Core-MG)  

              Participa como declamador, no "Microfone Aberto",  com a poesia: Quando as rosas deixaram de exisitir, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, no 9° Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia, de 26 a 28 de Julho no Teatro da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte - MG, com o tema: "A poética que reconstrói o amor nas relações", dedicado à memória da poeta Maria Clara Segobia.

               Participa como declamador, com a poesia: Elegia a alergia, no Sarau Poético de abertura da exposição: Belô Poético 9 anos de Resistência Poética (06/12 a 14/01), em homenagem ao poeta Rogério Salgado, realizado no Centro Cultural Padre Eustáquio, em Belo Horizonte - MG.

2014     Participa do 10° Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia, de 25 a 26 de Julho no Teatro da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte - MG, com o tema: "Abrem-se ciclos e fecham-se ciclos",  em despedida ao término das atividades do movimento.

 
 

© 2010/17 - Bernardo Santos - Todos os direitos reservados

Lay-out e Hospedagem: Uol Host

Imagens de Abertura das Páginas: Licença Royalt-Free

Fotos: Arquivo Pessoal e Divulgação



  Site Map